PN e Centro de Busca continuam procurar três pescadores desaparecidos

Segundo a Inforpress, Bremen Cardoso garantiu que a PN vai continuar com o seu trabalho de busca e salvamento via orla costeira terrestre na Ilha das Dunas, em coordenação com o Centro Conjunto de Busca e Salvamento (JRCC, a sigla em inglês). Tudo em busca dos três pescadores que saíram da ilha da Boa Vista na embarcação Stefany, com destino à ilha do Sal, e que desapareceram no mar.
“Fizemos algumas saídas para o mar em condições atmosféricas e marítimas que não eram favoráveis porque a nossa embarcação, que é de pequeno porte, ficou cheio de água e os efetivos tiveram que regressar por causa do mau tempo no mar”, explicou, indicando que se deu continuidade às buscas via orla costeira com efetivos em viaturas todo-o-terreno.

Bremen Cardoso lamentou que, apesar do auxílio de equipamento de visualização, nomeadamente binóculos, a equipa de resgate não localizou ainda o referido bote de pesca.

Questionado sobre rumores de que alguém viu uma arca no mar, que se presume ser dos pescadores que tripulavam a embarcação em causa, o comandante da PN respondeu que a instituição que comanda não depõe de nenhuma informação neste sentido.

“Infelizmente não avistamos nada. Em matéria de busca não se tem que perder esperança, mas sabemos que quanto mais tempo passa, se torna cada vez mais difícil de encontrar pessoas no mar”, lamentou, reiterando que, prosseguiram, esta quinta-feira com as buscas, dentro da incumbência da corporação que é patrulhar e vigiar a orla costeira da ilha.

Conforme a nota de imprensa remetida à Inforpress, o JRCC recebeu uma chamada do Delegado Marítimo substituto na ilha da Boa Vista na segunda-feira, 14, que informou sobre o desaparecimento da embarcação de pesca de boca aberta, de nome Stefany, com três tripulantes a bordo.

Ainda segundo informa o JRCC, os três pescadores saíram na embarcação Stefany, do porto de Sal Rei, no domingo, 13, por volta das 21:00, e que até à presente data não chegou ao destino, que seria Palmeira, na ilha do Sal.

“Neste sentido o JRCC vem através desta informar que as buscas efectuadas durante os dias 14 e 15 de Março pela Polícia Marítima, autoridades locais da ilha da Boa Vista e os navios de oportunidade que transitam na área do desaparecimento foram sem sucessos”, lê-se na nota.

O Centro de Busca assegura ainda que, na quarta-feira, 16, as autoridades locais retomaram as buscas com auxílio de uma aeronave LEARJET 45 e com o navio de guarda costeira Djéu, durante o período de manhã e da tarde com duração de seis horas de buscas, mas que até ao momento não viram nada.

A JRCC endereçou ainda agradecimentos aos tripulantes da aeronave LEARJET 45, pela pronta disponibilidade em colaborar nesta missão de busca e salvamento, refere a Inforpress.

Categoria:Testemunhos