PR vai exercer magistratura de influência para ajudar a resolver conflito entre autarcas na câmara de São Vicente

Esta Informação foi avançada à Imprensa pela presidente da Assembleia Municipal de São Vicente (AMSV), Dora Pires, acompanhada dos líderes e representantes dos partidos na AMSV, após encontrarem-se com o Presidente da República, no Palácio do Povo, no Mindelo.

Segundo Dora Pires, durante o encontro, um dos líderes de bancada na AMSV pediu ao Presidente da República para que estabelecesse um diálogo entre as partes para ajudar a resolver o conflito entre o presidente Augusto Neves, do Movimento para a Democracia (MpD), e os vereadores que representam o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (UCID) e a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) na câmara de São Vicente.

“O Presidente da República está disponível para fazer a sua magistratura de influência. Ele irá fazer aquilo que lhe compete, a assembleia fará a sua parte e a câmara deverá fazer a sua parte, para todos trabalharmos para um consenso e ver os melhores resultados”, afirmou Dora Pires, que disse acreditar que José Maria Neves “fará tudo, naquilo que for possível”, porque nos mais de 100 dias das suas funções “ele tem-se demonstrado imparcial e tem sabido dialogar com todos”.

Sobre a “Presidência nas ilhas”, através da qual o PR recebeu em audiência os representantes dos órgãos autárquicos locais e pretende “materializar uma nova forma de aproximação com cidadãos”, Dora Pires defendeu que “é uma abordagem muito boa que poderá trazer maior motivação e dinamismo à ilha de São Vicente, porque o poder deve estar junto do povo”.

Antes, José Maria Neves recebeu o presidente da CMSV, Augusto Neves. Este explicou que o encontro “foi muito bom”, porque falaram “praticamente de tudo” como, por exemplo, da situação financeira da Câmara, das obras, da situação cultural da ilha, tendo em conta a pandemia da covid-19, da CMSV a nível político.

O autarca disse que espera retomar as actividades e o desenvolvimento da ilha no próximo ano e o PR mostrou toda abertura em apoiar a câmara neste sentido.

Com José Maria Neves, o presidente da CMSV falou ainda da “necessidade ultrapassar o problema da proliferação das casas de lata em São Vicente”, das “dificuldades de funcionamento da CMSV a nível político” e ainda da “necessidade de se criar novas leis para o municipalismo que deem forças ao trabalho executivo nas câmaras municipais”.

Além desses encontros, o Presidente da República recebeu em audiência a representante do projecto “Txa-m uvib (deixa-me ouvir-te, em português) e a Associação Ambientalista Biosfera. A Semana com Inforpress

Categoria:Testemunhos